Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Cone leste Paulista


Projeto iniciado em: 2007 - Restaurado em 2010 - Todos os direitos reservados
Página do Projeto Social "Formiguinhas do Vale" uma O.S.C.I.P. sem fins lucrativos
Protocolizado sob o nº. 27.616 em 04/12/2009 e registrado em micro-filme sob o nº. 18.112 em 15/12/2009 - 1º Cartório Registro SJC

Produzido por Webmaster JFB © 2010 Todos os direitos reservados. All rights reserved

Voltar para a página Saciarte

Escola x Família x Comunidade

comunidade2gif
Comunidade
Familia
familia-bloco-notas
untitled
Escola
Trazer a Escola para a comunidade e, as famílias para a Escola.

 
Na periferia das cidades as famílias não se sentem suficientemente cidadãs para adentrarem na Escola, reivindicar e dar sugestões para satisfazer a necessidade de cada comunidade.

 
A Escola é boa quando classificada e melhorada e, esse processo passa pela qualificação. A qualificação da Escola se dá plenamente quando se faz de acordo com o conhecimento e a necessidade da comunidade onde está inserida e, com o pleno conhecimento, por parte do professor, das necessidades e carências dessa mesma comunidade, porque somente conhecendo seu meio de convívio, poderá entender o seu aluno.
 
Seria oportuno que esse tipo de relação, professor e comunidade, ao exemplo do programa saúde na família, se fizesse acontecer nos mesmos moldes. Lógico que o professor deveria de alguma forma ser recompensado e, também, é de se entender que o mesmo não pode disponibilizar todo o seu tempo nessas visitas, mas se fizer umas cinco visitas semanais, de certo os resultados surgirão.
 
Cada comunidade tem a sua característica e o ensino deve-se adaptar a ela e não ela ao ensino, já que as diferenças sociais são profundas em cada comunidade do Município e mudam significativamente de Estado para Estado.
 
Projetos sociais devem andar de mãos dadas com a Escola e, são muito importantes no estreitamento dos laços entre a Escola, a família e a comunidade e, podem e devem fazer parte do processo de aprendizagem. Neste processo pontual, se fará com que a Escola esteja aberta para a comunidade, de uma forma que a relação pais e filhos, seja melhorada e, a transformação social se faça acontecer.
 
Nós só nos apercebemos do risco que o terreno em que pisamos nos traz, se o percorrermos. Nós só encontraremos a solução para os problemas de uma comunidade, conhecendo-os.
 
A música, o artesanato e o teatro são grandes brincadeiras que geram idéias e as idéias trazem novos horizontes, formam consciências e podem ser a melhor solução para a maioria dos problemas sociais das comunidades, enfim a transformação socioambiental.
 
Meio ambiente envolve todos os processos sociais de uma comunidade e o homem é parte integrante dessa comunidade, assim como a natureza e os ecossistemas que ela comporta, a interação no global forma o habitat.
 
A Escola indo até ás famílias e as comunidades, trás essas idéias para dentro da sala de aula e adapta o ensino a cada realidade social.
 
A união, escola, família e comunidade, não pode nunca ser uma idéia solta nas palavras do discurso, tem que se fazer efetiva e real. A violência nas comunidades e nas Escolas pode e muito ser melhorada com essa aproximação e, o esporte, o lazer e a música podem trazer soluções para a paz e a sustentabilidade social de qualquer comunidade, por mais anti-social que se apresente.
O bulding é uma consequência desse distanciamento e a violência social um reflexo do abandono a que as grandes maiorias deste país têm sido expostas.
 
Melhorar depende de cada um de nós.
 
 
Filipe de Sousa
Elizete Rubio
Voltar para a página Biblioteca
Voltar para a página Home