formifuinhasdovale

Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Cone Leste Paulista

HOME
Educar - Uma janela para o mundo
PROJETOS
Viveiro Escola Planta Brasil
SaciArte - Musicalização
Arte & Sobra - Artesenato
Melhor idade
Teatro nas comunidades
NOSSO BLOGS
Cone Leste Paulista
Blog educação
Liberdade de expressão
Reflorestamento e Florestamento
Raizes & Matrizes
MIDIAS
Gazeta Valeparaibana
Rádio CULTURAonline
Ultimas Notícias
Considerações e reflexões
Ouçamos as crianças
VALE A PENA LER DE NOVO
Errar é humano
Economia no Sudeste Brasileiro
Meio ambiente e o futuro
Nossa proposta de paz
Algo precisa mudar...
Visite nossa biblioteca
NOSSA BIBLIOTECA
Telemensagens
Auto ajuda
REDE SOCIAL
Nossa forma de ver a educação
Novos autores
VERSO E PROSA
Precisamos de você
Precisamos de sementes
CAMPANHAS
Traga sua garrafa Pet
Protocolos ambientais
Eventos sociais
AGENDA
Ultima atualização
30.09.2015
Concursos Literários
Eventos comunitários

Melhor idade

Seu comentário
Patrocinadores
Voluntariado
Quem somos
Forum-online
Organograma
Fale conosco
Parceiros
Mapa
Nosso Presidente

Projeto iniciado em: 2007 - Restaurado em 2010 - Todos os direitos reservados
Página do Projeto Social "Formiguinhas do Vale" uma O.S.C.I.P. sem fins lucrativos
Protocolizado sob o nº. 27.616 em 04/12/2009 e registrado em micro-filme sob o nº. 18.112 em 15/12/2009 - 1º Cartório Registro SJC

Produzido por Webmaster JFB © 2010 Todos os direitos reservados. All rights reserved

MELHOR IDADE

A maioria das pessoas ao entrar na terceira idade já está aposentada ou se aposentando, e muitas delas acabam gastando todo seu tempo em atividades que não estimulam nem o corpo e nem a mente. Essa falta de estímulo faz o cérebro desacelerar trazendo problemas de memória, o raciocínio fica lento e acaba-se perdendo contato com outras pessoas, interagindo menos socialmente. E é por isso que muitas pessoas associam terceira idade com velhice e incapacidade de fazer atividades.
 
O Projeto Melhor Idade da OSCIP Formiguinhas do Vale trabalha exatamente nesses pontos, pois a terceira idade deveria ser a fase mais proveitosa da vida. A terceira idade é definitivamente a Melhor Idade, pois a pessoa já trabalhou muito, tem experiência de vida e pode finalmente se dedicar mais ao lazer e atividades que trazem prazer e motivação. E para isso acontecer a pessoa deve estar fisicamente e mentalmente saudável.
 
Atualmente a expectativa de vida do ser humano tem aumentado, a medicina está mais avançada e as pessoas se preocupam mais com a saúde. No Brasil a expectativa de vida é superior a 72 anos e segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o número de idosos no país já ultrapassa 14 milhões, sendo 8,6% da população total do país. Estima-se que nos próximos anos o número de pessoas da terceira idade corresponda a 15% da população total do Brasil.
 
Em países desenvolvidos como os Estados Unidos, por exemplo, devido às condições econômicas favoráveis, as pessoas da terceira idade tem uma vida mais confortável aumentando até mesmo a expectativa de vida. Os norte-americanos valorizam a terceira idade e se preparam desde cedo para ter uma velhice confortável, já fazem planos para a aposentadoria. É comum ver grandes grupos de idosos fazendo turismo. A terceira idade em países desenvolvidos é valorizada, as pessoas são disputadas como consumidores e eleitores. Existem diversos serviços voltados especialmente para este público que vem aumentando no mundo todo. No Brasil a valorização, respeito e cuidados com idoso estão apenas começando, mas devido ao crescente no número de idosos no país espera-se que isso progrida em pouco tempo.
 
Preocupado com isso o Formiguinhas do Vale desenvolveu atividades voltadas para a terceira idade que ajudam na vida prática dando mais segurança para essas pessoas desempenharem quaisquer funções, seja socialmente, no trabalho ou no dia-a-dia ou em especial como voluntários nos projetos sociais da Associação.
 
Sete benefícios que o aluno da terceira idade adquire ao estudar no Supera:1- Melhora o raciocínio lógico e o pensamento lateral.| 2- Melhora a coordenação motora. | 3- Melhora a memória. | 4- Previne doenças degenerativas. | 5- Melhora a auto-estima. |6- É uma ocupação saudável nas horas de lazer e traz qualidade de vida. \7- Promove a interação social.
 
Algumas atividades:
 
- Desafios Lógicos e Jogos – Trabalha o cérebro de diversas formas, aumentando a capacidade de absorção de conteúdo, ajuda a enxergar novos caminhos e soluções para problemas.
 
- Neuróbica (Ginástica para o cérebro) – Desenvolve o cérebro trabalhando partes menos utilizadas. Os exercícios podem ser feitos também em casa.
 
- Dinâmicas em grupo – Tem o intuito de desenvolver no indivíduo a liderança, capacidade de expressão, segurança, auto-estima e relacionamento interpessoal – competências fundamentais para uma vida plena e feliz.
 
- Voluntariado – Capacita o cidadão com larga experiência de vida, a se doar como voluntário no ensino de sua especialidade, a crianças, jovens, adolescentes e a alguns adultos em formulação de nova carreira ou especialização.
 
O Projeto social Melhor Idade da Associação Formiguinhas do Vale, não pretende ser apenas exercício para o cérebro u para o corpo, pretende trazer benefícios reais para a vida prática, é cuidar da saúde mental, física e emocional para que as pessoas possam desfrutar plenamente a Melhor Idade. Desenvolver a autoestima e propiciar expectativas
 
Filipe de Sousa.
Ir para nosso cantinho