pomba-da-paz-
HOME
Educar - Uma janela para o mundo
PROJETOS
Viveiro Escola Planta Brasil
SaciArte - Musicalização
Arte & Sobra - Artesenato
Melhor idade
Teatro nas comunidades
NOSSO BLOGS
Cone Leste Paulista
Blog educação
Liberdade de expressão
Reflorestamento e Florestamento
Raizes & Matrizes
MIDIAS
Gazeta Valeparaibana
Rádio CULTURAonline
Ultimas Notícias
Considerações e reflexões
Ouçamos as crianças
VALE A PENA LER DE NOVO
Errar é humano
Economia no Sudeste Brasileiro
Meio ambiente e o futuro
Nossa proposta de paz
Algo precisa mudar...
Visite nossa biblioteca
NOSSA BIBLIOTECA
Telemensagens
Auto ajuda
REDE SOCIAL
Nossa forma de ver a educação
Novos autores
VERSO E PROSA
Precisamos de você
Precisamos de sementes
CAMPANHAS
Traga sua garrafa Pet
Protocolos ambientais
Eventos sociais
AGENDA
Ultima atualização
30.09.2015
Concursos Literários
Eventos comunitários
formifuinhasdovale

Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Cone Leste Paulista

Seu comentário
Patrocinadores
Voluntariado
Quem somos
Forum-online
Organograma
Fale conosco
Parceiros
Mapa
Nosso Presidente

Nossa proposta de paz


Projeto iniciado em: 2007 - Restaurado em 2010 - Todos os direitos reservados
Página do Projeto Social "Formiguinhas do Vale" uma O.S.C.I.P. sem fins lucrativos
Protocolizado sob o nº. 27.616 em 04/12/2009 e registrado em micro-filme sob o nº. 18.112 em 15/12/2009 - 1º Cartório Registro SJC

Produzido por Webmaster JFB © 2010 Todos os direitos reservados. All rights reserved

NOSSA PROPOSTA PARA CONSTRUÇÃO DA PAZ.

A todas as pessoas do mundo conturbado que estamos vivendo, nestes tempos difíceis, apresentamos uma proposta de construção da paz, com cidadania e responsabilidade social. Num momento em que a paz social se nos apresenta como um beco-sem-saída, sem uma luz no fim do túnel! Esperamos assim estar contribuindo para pacificar a humanidade um tanto quanto meio louca a estas alturas dos acontecimentos, já bastante caótica, em decomposição!

 
Espero que alguns de vocês também elaborem suas propostas para a paz ou entrem para o Projeto Violência Não do Movimento Formiguinhas do Vale, nos apresente críticas e propostas, para que juntos possamos construir a paz social e um meio ambiente mais limpo, agradável e autosustentável.

A paz social, uma sociedade mais justa e uma melhor qualidade de vida só podem ser construídas com a participação de cada um de nós
no coletivo da massa social, com atitudes reais e determinadas.

 
Em l986 sai da cidade de São Paulo para me fixar definitivamente nesta maravilhosa cidade de São José dos Campos. Foi quando tomei conhecimento do universo da violência escolar, ao observar o comportamento agressivo da maioria de alunos, das crianças em geral e das também não tão crianças; na sua falta de solidariedade para com os mais velhos, o desassossego, as inquietudes de tendências agressivas, a falta de respeito para com o Meio Ambiente, a ausência de valores éticos, morais e espirituais.

Existem sim algumas gloriosas exceções.
No entanto é visível nas notícias da rádio e da televisão, que essas atitudes estão alcançando níveis de conivência social assustadoramente insuportáveis, com alto grau de degradação do Meio Ambiente e da vida nas cidades.
 
Conclui que o interior de uma sala de aula é um palco de dramatização da violência, onde as peças são apresentadas, uma após outra, na forma de desrespeito ao professor, desacatos, ameaças, etc.; por alunos que desrespeitam ao professor, não respeitam seus colegas, não respeitam a si mesmo; fazem do templo da aprendizagem o palco da violência e de seu habitat um cesto de lixo.
 
Foi ai que percebi que a violência escolar é extensão da violência familiar, e a social influenciada pelos exemplos de corrupção e de impunidade daqueles que deveriam ser exemplares e, que cresce diariamente em progressão geométrica, de maneira assustadora a ponto de colocar em risco a convivência amistosa e sadia nas Comunidades; se nada fizermos para reversão das causas desta situação, o futuro se nos apresenta deveras, preocupante. E para reverter este quadro caótico é que resolvemos dar uma singela contribuição para o processo de construção da paz, fundando o MOVIMENTO
FORMIGUINHAS DO VALE
, uma OSCIP, sem fins lucrativos, que em seus projetos imprime a Educação Ambiental e o Equilíbrio Social, como seus principais objetivos.
 
A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável do Cone Leste Paulista,
Formiguinhas do Vale
 pertence à humanidade e, seus projetos,  estão sendo construídos por todos nós, que tomamos consciência das causas e, temos a certeza que algo precisa mudar.
 
Ela tem a configuração final que desenharmos, terá a pintura que fizermos. Vamos desenhá-la?
 
O Movimento já conta com alguns projetos de construção da paz, Viveiro Escola Planta Brasil, SaciArte e o Arte&Sobra outros, estão em processo de registro nos órgãos competentes, e interligados, como elemento multiplicador e de comunicação ao Jornal Educação,Gazeta Valeparaibana, com edição mensal de 10.000 exemplares.
www.gazetavalepraibana.com
 
Também contamos com o apoio das comunidades abrangidas, nossas maiores colaboradoras, beneficiárias, divulgadoras e incentivadoras; comunidades carentes da Zona Leste de São José dos Campos; comunidades de divulgação e valorização das culturas, tradições alem de diversas Escolas Públicas e Privadas das cinco regiões que compõem o Cone Leste Paulista: Vale do Paraíba, Litoral Norte, Região Bragantina, Região Serrana da Mantiqueira e Região Alto do Tietê.
 
Então, meus caros amigos professores, coordenadores, diretores e concidadãos, ao fazermos o lançamento oficial aqui, hoje, de um trabalho que começou em 2004, prestamos contas à humanidade do que fizemos, até agora, e do que pretendemos fazer daqui para frente, juntamente com todos os envolvidos e os que vierem a  se envolver no processo de construção de dias mais felizes para as Comunidades envolvidas, ao participarem ativamente de nossos projetos, na busca por uma sociedade de paz e autosustentável.
Venham nos conhecer.

 
 
 
Contatos:
 
Filipe de Sousa

 
 
 
Fone contato
: 0055 (12) 9114-3431  
ou pelo
 E-mail:
adm@formiginhasdovale.org