Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Cone leste Paulista


Projeto iniciado em: 2007 - Restaurado em 2010 - Todos os direitos reservados
Página do Projeto Social "Formiguinhas do Vale" uma O.S.C.I.P. sem fins lucrativos
Protocolizado sob o nº. 27.616 em 04/12/2009 e registrado em micro-filme sob o nº. 18.112 em 15/12/2009 - 1º Cartório Registro SJC

Produzido por Webmaster JFB © 2010 Todos os direitos reservados. All rights reserved

Turismo NO Cone Leste Paulista

Voltar Biblioteca
Cone Leste Paulista - Turismo e Circuitos Turísticos

 

 
- Circuito da fé

- Circuito Rural
- Circuito das Águas
- Circuito Histórico                          
- Circuito das Frutas
- Circuito Litoral
- Circuito das Montanhas
 
Breve Relato

 

O turismo no "Cone Leste Paulista" oferece as mais variadas opções e, quem vem conhecer estas nossas riquezas e estes nossos testemunhos, sejam eles de beleza natural, históricos ou econômicos, decerto irá entender melhor como o Estado de São Paulo se tornou o maior Estado das Américas.
 
Aqui está escrito o caminho que nos levou ao povoamento do sudeste brasileiro, aqui, nossas igrejas e monumentos preservam para todo o sempre o esforço e a fé deste povo, capaz de operar milagres rapidamente.
 
Com muito esforço os paulistanos conseguiram fazer desta região, "Cone Leste Paulista", o caminho para fazer o progresso de toda a região sudeste mas, o turismo nestas regiões, oferece muito mais que negócios e história.
 
O Turismo no "Cone Leste Paulista" pode-se considerar o mais rico em conteúdo e beleza natural do Brasil; História, Caminhos, Tradições, Religiosidade, Festas e Festejos populares, um dos mais preservados litorais do Brasil, o melhor clima de montanha do mundo, uma região de águas minerais cuja qualidade é reconhecida mundialmente, gastronomia típica e internacional, atividades de lazer e esporte, desde os mais radicais aos mais light's, com opções para toda a família. Enfim as opções são muitas e a hospitalidade destacável e diferenciada.
 
O Cone Leste Paulista, banhado pelo Oceano Atlântico, apresenta em seu Litoral, praias limpas e despoluías, algumas das quais virgens e selvagens, uma das maiores áreas Brasileiras de Mata Atlântica preservada, arquipélagos, ilhas e ilhotas que fazem a diferença. Lendas, histórias e estórias caiçaras; Já no seu planalto, encontramos o Vale do Paraíba Paulista, que, por seu rio Paraíba, passaram os primeiros povoadores que fundaram as primeiras cidades e montaram as primeiras fazendas do glorioso ciclo cafeeiro, que nos deixou de legado imponentes e ricos casarões, muitos dos quais hoje, maravilhosos hotéis fazenda - cidades histórias, templos religiosos, tradições e festas. Encostado na Serra da Mantiqueira encontramos o caminho para o melhor clima do Mundo, a Região Serrana da Mantiqueira, que além de ser considerado como um dos melhores climas de montanha do mundo também nos apresenta o melhor ar respirável do mundo com um índice de ozona elevadíssimo. Campos do Jordão é a mais importante estância turística do Brasil, pelo seu número de visitantes anuais. Na Região Bragantina, encontramos a tradição e os caminhos trilhados pelos bandeirantes ao adentrar o sertão na busca de ouro e de mão de obra escrava indígena. Mas eles não somente encontraram ouro, encontraram outro bem, bem mais valioso para o Brasil e para o Mundo, a água. Região de águas minerais conhecidíssimas mundialmente e reconhecidas pelos seus valores medicinais, completam a auto-suficiência regional. Na região Alto do Tietê o turista irá encontrar a região mais desenvolvida industrialmente do Cone Leste Paulista, em variedade de produtos que vão desde os siderúrgicos, às telecomunicações até verduras, frutas e flores. Ali se encontra a cidade de Guarulhos, a segunda mais importante cidade do Estado e ali também está instalado o Aeroporto de Cumbica, porta de entrada da maioria de nossos visitantes.
 
Como iniciamos terminamos afirmando, que é sim um breve relato, pois muito mais teríamos a detalhar sobre cada região. No entanto, o espaço é pequeno.
No site www.gazetavaleparaibana.com, o estudioso encontrará detalhes de cada região, de cada cidade e  sobre os circuitos turísticos, divididos em 5 volumes possíveis de baixar grátis em PDF.
 
Conheça. Valerá a pena!
TURISMO-1
TURISMO-2
TURISMO-3