Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Cone leste Paulista


Projeto iniciado em: 2007 - Restaurado em 2010 - Todos os direitos reservados
Página do Projeto Social "Formiguinhas do Vale" uma O.S.C.I.P. sem fins lucrativos
Protocolizado sob o nº. 27.616 em 04/12/2009 e registrado em micro-filme sob o nº. 18.112 em 15/12/2009 - 1º Cartório Registro SJC

Produzido por Webmaster JFB © 2010 Todos os direitos reservados. All rights reserved

O QUE É AMBIENTALISMO?

Voltar Biblioteca
O que é Ambientalismo?

 
O Ambientalismo, Movimento Ecológico ou Movimento Verde, consistem em diferentes correntes de pensamento de um determinado movimento ou ação social, que têm na defesa do "Meio Ambiente" seu principal foco, demandando medidas diversas de proteção ambiental, incentivando ações sociais e pressionado os poderes público, na defesa de suas convicções.
O "Ambientalismo" não se restringe somente as soluções e aos problemas ligados ao meio ambiente. Visa todas as atitudes a serem tomadas para uma possível diminuição dos efeitos ou até mesmo solução dos problemas que já estão ocorrendo ou que poderão vir ainda a ocorrer
Considerado como um movimento social, se inserem neste contexto, todas as instituições, agências, organizações não governamentais e alguns partidos políticos que têm como bandeira o verde, ativistas como o pessoal do "Greenpeace", entre outros e nosso projeto "Planta Brasil", cuja atuação tenha por principio a defesa do meio ambiente seja através de manifestações sociais, projetos para a conservação da biodiversidade, educação ambiental, entre outras. Segundo algumas temáticas de muitos ambientalistas, se considera que os problemas ambientais estão diretamente ligados aos sociais.

 
O que é um Ambientalista?

 
Um ambientalista é alguém que acredita que o meio ambiente, por ser a fonte de recursos da humanidade, deveria ter sua exploração de forma mais planejada, afim de que seus recursos não se esgotem ou se deteriorem. com a finalidade de não esgotar o planeta (reservas naturais) para as gerações futuras.Ambientalista é também aquele que estuda as ciências ambientais, formação interdisciplinar dada em forma de pós-graduação. Podem cursar ciência ambiental, indivíduos formados nas mais diversas áreas do conhecimento e não apenas na graduação da gestão ambiental, curso de graduação que aborda a "ciência ambiental" de forma mais empírica.
 
De acordo com a Teoria da Evolução de Charles Darwin, o homem é um animal como qualquer outro, somos fruto da evolução das espécies, ou traduzindo: "Vivemos todos na natureza.". Assim sendo, temos que andar de mãos dadas com a Natureza e enquadrados nos seus ecossistemas, para que essa convivência seja harmoniosa e pacífica e, até mesmo para que nossa existência sobre a Terra possa continuar a ser possível.
 
Tudo o que está ocorrendo no Mundo, não poderá nem deverá ser menosprezado e ações imediata, deverão ser tomadas com urgência, afim de minimizar os erros (e que são muitos) já cometidos pelos seres humanos.