Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Cone leste Paulista


Projeto iniciado em: 2007 - Restaurado em 2010 - Todos os direitos reservados
Página do Projeto Social "Formiguinhas do Vale" uma O.S.C.I.P. sem fins lucrativos
Protocolizado sob o nº. 27.616 em 04/12/2009 e registrado em micro-filme sob o nº. 18.112 em 15/12/2009 - 1º Cartório Registro SJC

Produzido por Webmaster JFB © 2010 Todos os direitos reservados. All rights reserved

Áreas Verdes

Voltar Biblioteca
Apoiando o reflorestamento e plantando árvores:

As espécies da Mata Atlântica têm uma infinidade de tipos, portes, funções e velocidades de desenvolvimento, em virtude disso recomendamos apoiar programas de recuperação de áreas degradadas coordenadas por nossos instrutores voluntários e apoiadas em nosso material didático sobre as diversas fases de acompanhamento.

Nosso projeto também se propõe ao fornecimento de mudas para empresas, escolas e entidades de cunho social, que visem ao reflorestamento de áreas de suas comunidades ou até mesmo ao plantio em jardins, estradas; esta atitude de cunho absolutamente cidadão, só irá contribuir com benefícios para os habitantes do campo e da cidade; diminui a poluição sonora, filtram o ar, equilibram a temperatura ambiente, atraem aves, além atenuarem o stress motivado pela imagem fria de grandes centros.
Ao optar pelo plantio em área urbana, é preciso pensar se há suficiente incidência de sol, se a espécie mantém distância adequada das casas e redes de iluminação, ou se possui raízes superficiais que poderão abalar estruturas de imóveis, danificar calçamentos e até mesmo o asfalto das ruas. Para este fim dispomos de manuais e nos comprometemos a dar assessoria especializada.
 
Estimule a criação de reservas particulares:

As reservas particulares do Patrimônio Natural são Unidades de Conservação criadas por ato voluntário da sociedade e trazem uma contribuição incalculável para a recuperação da paisagem fragmentada e conservação dos Ecossistemas locais.

De pequenas matas em propriedades privadas, em grandes fazendas, sítios ou até mesmo chácaras, vale a pena incentivar os proprietários a criar RPPNs, já que segundo estatísticas 70% da Mata Atlântica está em terras particulares.
Fique por dentro de como criar uma RPPNs, sua importância e esclareça suas dúvidas, acessando  http://www.frepesp.org.br
 
Adote a agra ecologia:

Aproveitar a fertilidade do solo e valorizar o potencial biológico dos processos produtivos é a principal característica deste tipo de agricultura, que reduz o impacto negativo sobre o meio ambiente.

Diversas correntes estão voltadas para a agricultura orgânica, biodinâmica ou permacultura, mas buscar alimentos dessa origem ou criar sistemas próprios de plantio incentiva a formação de áreas verdes, sem elementos químicos e com um manejo natural da terra.
O Programa "Planta Brasil Escola de Cidadania" apóia, incentiva e ensina como formar uma pequena horta caseira capaz de suprir as necessidades de verduras e temperos de uma família, em um curso espaço de terreno, ou até mesmo em vasos ou recipientes. Fale conosco.
 
Organize a comunidade e seja um voluntário:

As formas de participação em causas de interesse social ou em pequenas comunidades, como a preservação da Mata Atlântica, dos jardins e parques públicos e particulares, são inumeráveis: afiliação em organizações civis e participação em campanhas; criação de associações de bairro específicas, grupos no trabalho, mutirões, inserção em comitês de bacia hidrográfica; e, principalmente, aderir ao trabalho voluntário, que exige compromisso diferenciado e poderá valorizar e trazer reconhecimento para o profissional e para o cidadão.

 
Denuncie:

A Mata Atlântica conta com legislação específica ( dos crimes contra a flora ) para sua conservação: do Código Florestal que proíbe o desmatamento na margem dos rios e topos de morro, por exemplo, à Lei da Mata Atlântica, promulgada no ano de 2006, que impede a ocupação predatória na maioria das matas primárias e secundárias, mesmo no perímetro urbano.

Ao observar loteamentos em região de manancial, ocupação de morros, queimadas, poluição de águas ou tráfico de animais silvestres, não hesite e denuncie aos órgãos públicos (IBAMA, Secretarias do Meio Ambiente do Estado ou do Seu Município, Ministério Público, etc..)
 
Relacionando-se coma natureza:
Não perca esse prazer.
 
Valorize o contato direto com a natureza, seja em parques urbanos ou visitando Unidades de Conservação como Parques e RPPNs que possuam programação para visitas. Esses programas contribuem com a geração de renda e a proteção ambiental, além da qualidade de vida do próprio visitante.
 
 

VISITE NOSSO PROJETO, SEJA COMO UMA FORMA DE LAZER E DE CONHECIMENTO
OU ATÉ MESMO COM A PROPOSIÇÃO DE SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO.
SUA VISITA, SUA COLABORAÇÃO, SEU APOIO SÃO IMPORTANTES DEMAIS PARA NÓS,
NOSSAS CRIANÇAS, SUAS FAMÍLIAS E NOSSO MEIO AMBIENTE
.