Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Cone leste Paulista


Projeto iniciado em: 2007 - Restaurado em 2010 - Todos os direitos reservados
Página do Projeto Social "Formiguinhas do Vale" uma O.S.C.I.P. sem fins lucrativos
Protocolizado sob o nº. 27.616 em 04/12/2009 e registrado em micro-filme sob o nº. 18.112 em 15/12/2009 - 1º Cartório Registro SJC

Produzido por Webmaster JFB © 2010 Todos os direitos reservados. All rights reserved

Projeto RECICLANDO FACILIDADES

Voltar Biblioteca

Arte & Sobra –Economia Solidária


 
O Projeto Social Arte & Sobra, da OSCIP Formiguinhas do Vale traz a possibilidade de mudança na perspectivas de vida, tanto no lado profissional, quanto pessoal e ambiental das pessoas e das comunidades.
 
Um dos grandes objetivos do Projeto Arte & Sobra é geração de renda com o desenvolvimento pessoal de cada individuo, transformando em dinheiro o que se lhe apresenta como entretenimento.
 
É um trabalho desenvolvido com base na política dos três RRR (reciclar, Reaproveitar e Reduzir). Transformando sobras da natureza e rejeitos urbanos em arte.
 
Neste tema, se desenvolve paralelamente o design, a estética e a apresentação dos trabalhos para que lhe seja agregado valor.
 
O Projeto Arte & Sobra começou pela observação de que muitas mães ficavam aguardando seus filhos, na saída de Escola ou na Catequese, ou nas portas de suas casas, na ociosidade. A iniciativa surgiu do desejo de ajudar essas mulheres além da geração de renda, mas principalmente no aumento da autoestima e no equilíbrio das relações familiares. Com a confecção e consequente venda desses artesanatos o que se quer alcançar é uma maior autoestima para essas mulheres, que consequentemente com a renda, podem aumentar sua participação na economia doméstica.
 
O Projeto Arte & Sobra pretende levar essas oficinas á maioria das comunidades mais isoladas do Cone Leste Paulista. A ideia é ampliar o projeto de Economia Solidária a cada uma das cidades e expandir a conscientização da importância cultural, ambiental e de descoberta do reaproveitamento que envolve o processo.
 
Para tanto estamos recrutando voluntários para que sejam os multiplicadores do conhecimento nas diversas comunidades e que terão como função formar grupos de trabalho, com a finalidade da constituição de cooperativas sociais.
 
Filipe de Sousa